Município Presidente Figueiredo Manaus

Presidente Figueiredo é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.

Ocupa uma área de 25 422,235 km² e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, era de 33 703 habitantes, sendo assim o vigésimo-segundo município mais populoso do estado e o mais populoso de sua microrregião.

Município Presidente Figueiredo Manaus

Juntamente com outros sete municípios, integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa da Região Norte do Brasil.

A BR-174 é a principal rodovia existente na localidade, sendo responsável por interligar o município à Manaus, Boa Vista, capital de Roraima, e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras. O Ministério do Turismo catalogou mais de cem quedas d’água no município, muitas delas exploradas economicamente através do ecoturismo. É existente na área urbana e rural uma razoável infraestrutura turística em expansão. O município é mais conhecido pela usina hidroelétrica instalada ali, a usina de Balbina, no distrito homônimo, cujas obras e manutenção são responsáveis pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil.

A versão oficial e mais aceita, cita que o nome do município é uma homenagem ao primeiro presidente da Província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, porém há informações controversas a respeito da origem do nome, que segundo o ativista social Egydio Schwade, homenageia o presidente militar brasileiro João Baptista de Figueiredo, após supostas denúncias de o mesmo haver, em 1981, beneficiado por decreto a mineradora Paranapanema em seus interesses no estado, mas não há dados que prove esta versão. Após a redemocratização aumentaram as pressões para que fossem revistas as homenagens feitas a estes presidentes.

Município Presidente Figueiredo Manaus História

As origens do município prendem-se principalmente a Novo Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus cuja vizinhança foi fator influente no desenvolvimento da região. Os primeiros assentamentos populacionais nesses polos datam de 1657, para o local onde hoje é o município de Manaus, e 1668, o local hoje é a sede de Novo Airão.

Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. Integrado no município de Manaus, Novo Airão passa a constituir distrito de capital em 1938, então com a denominação simplesmente de Airão. É em 1955 que se dá o desmembramento de Manaus, constituindo-se o município Autônomo de Novo Airão. Paralelamente, em 1952 foi criado o município de Itapiranga, contando em sua área com o atual vila de Balbina.

Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é criado o município de Presidente Figueiredo, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará. A instalação do município efetivou-se com as eleições gerais de 1982 e consequentemente com a posse do prefeito e vereadores em janeiro de 1983.

O clima do município é equatorial (Af, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger), com temperatura média compensada anual de 27 °C e umidade do ar relativamente elevada, com índice pluviométrico em torno de 2 975 milímetros (mm) anuais.





Geografia Município Presidente Figueiredo Manaus

  • Municípios limítrofes
    Presidente Figueiredo limita-se com seis municípios, além do estado de Roraima. São eles: Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Manaus e Novo Airão. ao leste; Beruri ao sul; Anamã e Caapiranga ao oeste; e Novo Airão ao norte e noroeste.
  • Com o município de Urucará
    O limite de Presidente Figueiredo com Urucará se inicia na confluência do igarapé São João com a margem esquerda do rio Alalaú, subindo por sua linha mediana até alcançar o rio Jatapú. A partir daí, a divisão entre os dois municípios passa a ser pela região sudeste do território, até o divisor do rios Alalaú e Pitinga. O fim da divisão do município com Urucará se marca na nascente do rio Capucapu.
  • Com o município de São Sebastião do Uatumã
    O limite entre Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã se inicia na nascente do rio Capucapu, no divisor dos rios Pitinga e Jatapu. Alcança, ao sudeste, o rio Uatumã, que passa a ser usado como limite territorial entre os dois municípios. Ao fim deste, passa a ser usado o igarapé Taboca para dividir ambos, até alcançar a nascente do igarapé Guajará. Em linha mediana, alcança o rio Uatumã quando este desce até alcançar a confluência com o igarapé Tucumanduba, que marca o fim da divisão dos municípios.
  • Com o município de Itapiranga
    Presidente Figueiredo inicia seu limite territorial com Itapiranga no igarapé Tucumanduba, na margem direita do rio Uatumã. Este igarapé, por sua linha mediana, alcança o divisor de águas dos rios Urubu e Uatumã, marcando assim o fim do limite territorial entre as municipialidades.
  • Com o município de Rio Preto da Eva
    Inicia-se no igarapé Tucumanduba. Ao noroeste, o que separa Presidente Figueiredo de Rio Preto da Eva é o igarapé Mirim, seguindo a partir daí por uma linha mediana, até alcançar a confluência com o rio Urubu. Este, por sua vez, segue em linha mediana, alcançando a rodovia BR-174.
  • Com o município de Manaus
    Se inicia ao fim dos limites com Manaus, através do rio Apuaú. A partir daí, usa-se o igarapé Grande para dividir ambos, por uma linha mediana, até alcançar a confluência com o rio Pardo. Quando este alcança a confluência com o rio Curiaú, este último passa a ser o divisor dos territórios, até ao norte, quando alcança o rios Uatumã e Camanaú. Outros atrativos naturais usados para limitar os municípios são o igarapé Atroari e o rio Alalaú.
  • Com o Estado de Roraima
    Presidente Figueiredo limita-se ainda com o estado de Roraima, ao norte, especificamente com o município. O igarapé Atroari, o rio Alalaú e o igarapé São João delimitam a divisão dos territórios.

Município Presidente Figueiredo Manaus Cachoeiras

Presidente Figueiredo é parada obrigatória para quem ama cachoeiras e está indo para Manaus.

  • Cachoeira do Santuário
  • Cachoeira Iracema
  • Cachoeira do Mutum
  • Cachoeira Pedra Furada

Município Presidente Figueiredo Manaus Cachoeiras Fotos

Município Presidente Figueiredo Manaus Cachoeiras Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário