O CRAS Manaus (Centro de Referência da Assistência Social) é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
É o local que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e à proteção social.
Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; A existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.
Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.
No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.
O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS MANAUS?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.
Serviços e Documentos CRAS Manaus
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socio-assistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social. Para dar entrada no Bolsa Família, primeiramente você precisa fazer o cadastro único. Veja quais são os documentos que você deve levar ao CRAS para realizar o cadastro.
Representante da família
- CPF ou o Título de Eleitor
- Comprovante de residência (água ou luz); este documento não é obrigatório, mas facilita o preenchimento do cadastro.
De preferência mulher, a representante da família será a pessoa responsável por responder às perguntas feitas pela equipe do CRAS para a realização do cadastro. Ela deve ter pelo menos 16 anos, fazer parte da família e morar na mesma casa dos outros membros da família.
Horário de Funcionamento CRAS Manaus
- Segunda a sexta das 8h às 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone CRAS Manaus
- CRAS Compensa: Rua da Indústria, 1 – Compensa – Telefone: (92) 3671-4767
- CRAS São José Operário: R. Rio Dimiti, s/n – Telefone: (92) 3639-7996
- CRAS Cidade Nova: R. 4, 85 – Qd/5 – Cidade Nova – Telefone: (92) 3214-6081
- CRAS Glória: R. São Bento, S/N – Glória – Telefone: (92) 3625-8620
- CRAS Alvorada: R. Agnaldo Acher Pinto, 2000 – Alvorada – Telefone: (92) 3239-2003
- CRAS Betânia: R. São Lázaro, 26 – Betânia – Telefone: (92) 3237-7678
- CRAS Monte das Oliveiras: Av. Arq. José H.B. Rodrigues, 3760 – Telefone: (92) 3641-2612
- CRAS Redenção: R. Olinda, S/N – Redenção – Telefone: (92) 3654-7775
- CRAS Crespo: R. Magalhães Barata – Telefone: (92) 3214-3307
- CRAS Parque 10 de Novembro: R. Barreirinha, 288 – Telefone: (92) 3634-5078
- CRAS Cidade Nova II: R. 8, 326 – Cidade Nova – Telefone: (92) 3646-4857
- CRAS Cidade Nova III: R. Algas Marinhas – Cidade Nova – Telefone: 3215-4607
- CRAS Jorge Teixeira: Rua Cupiuba, 43 – Jorge Teixeira – Telefone: (92) 3215-3828
Outras informações e site
- Mais informações: semmasdh.manaus.am.gov.br