Ponta Negra Manaus é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Localizado na Zona Oeste da cidade, o bairro usufrui de um dos melhores IDHs da cidade de Manaus, possuindo um IDH de 0,930, com uma qualidade de vida semelhante a da Suíça e Austrália, por exemplo. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 5 007 habitantes em 2010.
Bairro Ponta Negra Manaus História
Onde hoje está localizado o bairro da Ponta Negra, mas se sabe que a região, por volta de 1650, era habitada por tribos indígenas. Conforme dados do historiador, escritor e artista plástico Moacir de Andrade, uma missão foi fundada por jesuítas na área do Tarumã, com a existência de índios Aruaque e Alófila, mas não se sabe ao certo se existe uma ligação com a Ponta Negra.
“Uma via em declive tendo duas pontas da enseada que são orladas de mato.” Assim Mario Ypiranga Monteiro designou a praia da Ponta Negra que domina a paisagem do bairro. Não se sabe ao certo o ano do surgimento do que viria a ser o cartão postal da cidade. No entanto, sabe-se que no período áureo da borracha, a região servia como fornecedora de matéria-prima para as construções, tanto que se chamava Areal, justamente por ser ter muita areia no local. Da Ponta Negra, também saíam grandes quantidades de carvão e pedras. No local também havia uma grande propriedade onde era cultivado caju, que pelo grande porte das árvores ficou conhecida como Cajual.
Por muito tempo, a única forma de acesso à praia da Ponta Negra era através de barcos, dada seu isolamento dos outros bairros de Manaus. Somente no primeiro governo de Gilberto Mestrinho, de 1959 a 1963, é que foi aberta a via de acesso ao local, mas mesmo assim, chegar até a praia era uma aventura, pois a estrada era de barro e não oferecia segurança aos transeuntes e nem aos condutores de veículos. A praia foi se firmando como um ponto de reunião da sociedade amazonense, para onde as famílias se dirigiam nos fins de semana e feriados, principalmente nos meses mais quentes de agosto, setembro e outubro.
Só mais tarde a estrada recebe pavimentação, facilitando assim a chegada de mais infra- estrutura urbana ao bairro, com a aquisição de terrenos e construção de grandes propriedades particulares. O acesso ao local foi também melhorado com criação de linha regular de ônibus, funcionando apenas nos sábados, domingos e feriados. No entanto, o processo de modernização da Ponta Negra começa mesmo com a duplicação da estrada, no início da década de 1970, e a construção de conjuntos residenciais, como o Jardim Europa, que por muitos anos permaneceu como a área residencial mais distante do Centro da Cidade.
Ponta Negra Manaus Shopping
O Shopping Ponta Negra foi inaugurado em 7 de agosto de 2013, com a proposta de levar ao público de Manaus uma inovadora e diferenciada concepção de centro de compras e lazer. Desde então, esse moderno espaço vem sendo reconhecido como referência nas áreas de moda, serviços e entretenimento, além de dispor de um segmento de gastronomia que atende aos mais exigentes gostos.
Localizado no bairro de Ponta Negra, um dos lugares mais belos e turísticos da cidade, inclusive banhado pelo rio Negro, um dos cartões postais locais, o shopping reúne aproximadamente 150 lojas de marcas nacionais e internacionais reconhecidas, dentre elas algumas marcas exclusivas.
Para maior comodidade dos visitantes e consumidores, foi implantada a Estação Automática de Pagamento com Cartões (EAPC), sistema de pagamento do estacionamento que permite o uso de cartão de débito e crédito nas bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard, Discover, Dinners, Aura e Cabal. O objetivo é agilizar o fluxo de entrada e saída do shopping.
Ponta Negra Manaus Hotel
Hotel próximo do Bairro Ponta Negra Manaus
- Tropical Manaus Ecoresort
- Hotel ibis Manaus Aeroporto
- Manaus Hotéis – Millennium
- Hotel ibis budget Manaus
- Hotel Express Vieiralves
Ponta Negra Manaus a Noite
A praia da Ponta da Negra se firmou como ponto de lazer para todas as horas em Manaus. Revitalizado e entregue novamente em junho deste ano, o local acabou se transformando em uma opção para as noites na capital. Durante toda a semana, pessoas vão à praia no período noturno para tomar banho, jogar futebol e caminhar na areia.