A Cidade Nova é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas, destacando-se por ser o mais populoso deles, com uma população estimada em mais de 121 135 habitantes.
Localiza-se na zona norte e pertence ao distrito de mesmo nome.
Seus limites são com os bairros de Parque 10 de Novembro e Flores ao sudoeste; Colônia Santo Antônio e Novo Israel ao oeste; Colônia Terra Nova ao noroeste; Nova Cidade e Monte das Oliveiras ao norte; Cidade de Deus e Novo Aleixo ao leste, e o bairro do Aleixo ao sul.
Foi um bairro bem planejado e por isso possui pouquíssimo déficit habitacional. O IPTU gerado no bairro alcança, em média, R$ 59,86.
É um dos bairros que mais cresceram na cidade nos últimos tempos e atualmente é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital. Além disso o bairro é marcado pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pode ainda ser caracterizado por amplos espaços verdes, belos jardins, diversos condomínios, comércios e áreas de lazer, grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras empresas. É um dos principais bairros da cidade, um dos maiores em área territorial e população. É também é um dos únicos bairros manauenses que possuem bairros-autônomos, ou seja, bairros e núcleos independentes, com escolas, igrejas e infra-estrutura completa. O bairro é dividido em 24 núcleos organizados de forma numeral.
Bairro Cidade Nova Manaus História
A partir da década de 1970, a Cidade Nova tornou-se referência como zona de crescimento. As antigas casas isoladas deram lugar ao maior projeto de urbanização e crescimento populacional da história de Manaus, pois a partir daí a Zona Norte da cidade passou a crescer significativamente, como até hoje.
A partir do final da década de 1980, o bairro transformou-se num dos maiores da capital. Logo, em 1992, atingiu uma população de 100 mil habitantes. Na década de 2000, sua população chegou a ultrapassar os 300 000 habitantes. Em 2010, o bairro foi dividido e deste, originaram-se três novos bairros em Manaus: Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo, todos originados a partir de sua divisão.
Localizada na convergência entre o Centro e a Zona Norte o bairro é um dos que mais se valorizam na cidade, crescendo rapidamente e atraindo a classe alta, vinda de bairros nobres já saturados e a classe média alta emergente, vinda de bairros mais humildes.
A vizinhança inclui, principalmente, os extensos quarteirões situados na extremidade oeste da avenida Noel Nuteles, localizado nas proximidades do bairro do Parque 10 de Novembro.
A população do bairro é de aproximadamente 264.449 habitantes, tornando-se assim o maior bairro de Manaus e da região norte brasileira. Apesar da contagem, estima-se que a população do bairro ultrapassa os 300.000 habitantes.
Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nos últimos anos na cidade. A Cidade Nova, ao contrário dos bairros da Zona Centro-Sul, que possuem arranha-céus residenciais, possui, principalmente, prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade e sua infra-estrutura foi toda planejada para uma boa qualidade de vida. Nele, localizava-se a antiga bola do 8, que seria destruída com as obras de abertura da Avenida Max Teixeira. Entretanto, parte da Cidade Nova manteve a denominação de “Bola do Produtor”, em referência ao antigo logradouro, Apesar disso, curiosamente, a Bola do Produtor não faz parte do bairro da Cidade Nova, fazendo parte do bairro Jorge Teixeira , pois fica depois do conjunto Jardim Canaranas, divisa oficial dos dois bairros.
Foram incontáveis projetos de urbanização e ocupação da zona, todos completamente executados. A região sofreu várias intervenções, com o projeto “Parque Sumaúma”, mantido até hoje.
Também é na Cidade Nova que se localiza o IML de Manaus, inaugurada em 1984.
Atualmente, a fim de continuar o projeto inicial de criação de um novo pólo de desenvolvimento em Manaus, pelo menos três grandes empreendimentos têm sido construídos no bairro: um novo shopping em Manaus (Shopping Parque Sumaúma, projetado para a Copa de 2014), que tem data de início em 2009, um Centro de Convenções do Governo do Estado e um pólo de informações da Vivo (operadora de telecomunicações).O Governo tem feito muitos esforços no sentido de revitalizar a região,considerado hoje em dia um dos bairros de maior tráfego de veículos da capital.
Bairro Cidade Nova Manaus CEP
Bairro predominantemente residencial com 90,64% de seus endereços residenciais.
Principais ruas do Bairro Cidade Nova
- CEP 69090-000
Avenida Noel Nutels – até 849/850 - CEP 69095-000
Avenida Noel Nutels – de 851/852 a 2399/2400 - CEP 69090-010
Avenida Timbiras – até 72/73 - CEP 69094-000
Avenida Timbiras – de 74/75 ao fim - CEP 69097-720
Avenida Camapuã - CEP 69097-235
Avenida Curaçao - CEP 69099-225
Avenida Nossa Senhora da Conceição - CEP 69097-305
Avenida Margarita - CEP 69099-255
Avenida Nossa Senhora de Fátima - CEP 69096-000
Avenida Noel Nutels – de 2401/2402 ao fim
Outras ruas
- Rua Ladário (Cj Canaranas)
- Rua Cisjordânia
- Rua Manila
- Rua Antônio Leão
- Rua Menino Jesus
- Rua Crato
- Rua Arealva (N Aleixo)
- Rua Bom Jesus
- Rua Edson Vieiralves
- Rua Araújo Lima (A Mendes)
- Rua Adalto Fernandes (A Mendes)
- Avenida Nepal
- Rua Filadélia (Cj C Nova)
- Avenida Max Teixeira – de 1884 a 3038 – lado par
- Avenida Samaúma
Pizzaria Cidade Nova Manaus
- Restaurante e Pizzaria da Casa
- Pizzaria Sortidinho
- Tony’s Pizza
- Pizzaria Pinguim
- Pizzaria Bem Bom
PAC Cidade Nova Manaus
No PAC Cidade Nova Manaus, é possível, por exemplo, encontrar os serviços da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), fazer reclamações, elogios e buscar outros serviços na Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), além das expedições da 1ª via da Carteira de Identidade.
No PAC também é possível realizar o agendamento para a retirada do kit gratuito do Seja Digital, com antena digital e conversor com controle remoto. A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.
Endereço: Av. Noel Nutels, 1762 – Cidade Nova – Manaus – AM