O Instituto de Educação do Amazonas (IEA Manaus) é uma das escolas públicas mais famosas de Manaus.
Nasceu da necessidade de se ter na então Manaus uma Escola Tradicional que formasse professores para o exercício do magistério.
Em 04 de novembro de 1880, é assinada a Lei 506, na então Província do Amazonas que a instituiu com o nome Escola Normal. A Escola Normal teve uma vitoriosa história. Sua primeira sede estava situada na atual Praça Dom Pedro II, foi alugada por cem contos de réis. Na ocasião era presidente da Província o Dr. Alarico José Furtado, que designou o Dr. Ephifânio José Pedrosa como diretor da escola.
Iniciava assim, a Escola Normal, a sua caminhada exímia de formação de professores.
Oito meses após sua inauguração, no dia 03 de novembro de 1882, o Ministro dos Negócios do Império, reformulou alguns vínculos de Estabelecimentos de Ensino, o que obrigou a Escola Normal atrelar-se ao Lyceu Provincial. Assim o Lyceu passou a funcionar no prédio da Escola.
A modificação da administração provincial sempre carreou alteração no quadro administrativo. De 1884 à 1886 a Escola Normal passou a funcionar no Asilo Orfanológico Elisa Souto, desligando-se do Lyceu Provincial que havia retomado sua autonomia administrativa e educacional.
Alguns anos depois o Sistema de Ensino da Federação, animado pelo regime republicano e as inovações destes momentos políticos, impôs aos Estados uma nova alteração no ensino. Em 1890 o Lyceu foi extinto, a Escola Normal virou Instituto Normal Superior e voltou a funcionar no agora Ginásio Amazonense Dom Pedro II.
Em 1911 o Instituto Normal Superior era dirigido pelo professor Benjamim Ferreira Vale, os números de alunos cresceram e a Escola passou a utilizar os salões em que funcionava o Congresso Amazonense e mais uma vez separou do Ginásio. A situação da sede era desejável.
Em 1933 o Capitão Nelson Mello mudou a sede, após inúmeras reformas, para o atual Centro Cultural Palacete Provincial, que ali se instalou já em 1933, no pavimento superior, com 8 salas de aula, no salão para solenidades e nas salas especiais para Desenho e Trabalhos Manuais e Economia Doméstica.
Marcado por sensíveis mudanças principalmente pela inauguração da sede, o ensino normal viu-se envolvido em uma dinamização intensa no ano de 1940.
Erguida sobre os escombros da “orgia” arquitetônica que os altos recursos propiciados pela borracha, o antigo e tradicional Instituto Normal Superior por fim receberia suas instalações definitivas.
Em 1944, na administração de Álvaro Maia, instalou-se no majestoso prédio, no entorno da Praça Antônio Bittencourt. Este imóvel é resultado do grande projeto de Domenico de Angeles, para abrigar o Palácio do Governo, que ali instalou em 1945 a 1973 obrigando o Instituto de Educação a voltar para o Ginásio Amazonense Dom Pedro II.
IEA Manaus Inscrições e Matriculas
No ato da matrícula, o aluno deve apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência com validade de 30 dias.
- Certidão de nascimento (original e cópia).
- CPF e RG (original e cópia) – do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino.
- Comprovante de residência (cópia) – fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula.
- Cartão de vacinação (cópia).
- Duas fotos 3X4 recentes.
- Documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula (original e cópia).
Horário de Funcionamento IEA Manaus
- Segunda a sexta das 7h ás 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone IEA Manaus
- Av. Ramos Ferreira, 875 – Centro – Manaus – AM
- Telefone: (92) 3633-3502
Outras informações e site
- Mais informações: www.facebook.com/ieaoficial