O São Raimundo Esporte Clube ou apenas São Raimundo Manaus é um clube esportivo brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, cujo o nome é em homenagem ao bairro homônimo, no subúrbio da capital amazonense.
Foi fundado oficialmente em 18 de novembro de 1918, a partir junção do seu precursor Risófolis Clube Recreativo e de outros clubes amadores do bairro.
Recebe a alcunha de “Tufão da Colina” que também lhe serve como mascote, as cores azul royal e branco são suas cores oficiais. Sendo sua principal modalidade, o futebol, é um dos principais times do Amazonas, tendo conquistado 7 Campeonatos Amazonenses e 3 Copas Norte, sendo o maior campeão do torneio regional e o único time amazonense que conquistou títulos oficiais fora do Estado.
Em âmbito nacional, possui 1 vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série C e 1 torneio seletivo para a Copa dos Campeões. Entre outros feitos, o São Raimundo foi o único do clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, da qual foi semifinalista. O clube ainda participou por seis edições seguidas da Série B e oito edições da Copa do Brasil.
O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do “boom” da Borracha em Manaus. O nome deve-se a comunidade onde este é sediado, que por fim deve este nome ao santo, São Raimundo Nonato, que nasceu em 1204, na Espanha. O bairro em Manaus foi, por muito tempo, latifúndio da Igreja Católica, no século XIX, onde foi povoado por imigrantes nordestinos, imigrantes do interior amazônico e afrodescendentes. O bairro de São Raimundo está localizado do lado oposto do Centro histórico de Manaus, separado pela Ponte Fábio Lucena, que foi inaugurada em 1986.
Antes do São Raimundo ser oficialmente fundado, considera-se que o clube teve alguns percursores entre 1915 e 1918 como outros clubes que pode ser considerado o próprio São Raimundo ainda em existência informal. Em 1915, época do “boom” no futebol no Amazonas, foi fundado o Risópolis Clube Recreativo por ideal de Francisco Rebelo e o Professor Assis. Mais tarde, em maio de 1918, o Risópolis passa a se chamar Risofólis que meses depois, após a fusão de alguns times amadores do bairro, é fundado oficialmente o São Raimundo Esporte Clube, nascido da união dos futebolistas locais para representar o bairro no esporte e as demandas sociais da comunidade, como era costume.
Alguns dos fundadores do São Raimundo são: Belmiro Costa, Olímpio Carvalho, Carlos Frederico, José Quincas, Vidal, Sena e Queiróz. O presidente desse novo clube era Francisco Rebelo, idealizador do Risófolis anos antes e de outros clubes.
A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma “rua da Ponte”, a rua 5 de setembro. Antes de ter uma sede, as reuniões do clube eram em locais aleatórios e o seu campo velho de treinamento ficava onde hoje encontra-se o Colégio Estadual Pedro Silvestre e a atual sede social do clube.
Apesar do sobrenome fazer referência ao “Esporte Clube”, o São Raimundo nasceu para prática do esporte bretão, tanto que nos primeiros artigos do estatuto está destacado que os seus associados devem sempre priorizar a prática do futebol, mesmo que seja em detrimento de outros esportes.
Desde a sua fundação, o São Raimundo viveu grande parte de sua existência disputando torneios não oficiais e amadores, mas sua força já era reconhecida, pois arrastava multidões para apoiá-lo. O clube filiou-se à FADA (precursora da FAF) somente no final de 1955, disputando a Primeira Divisão do estadual em 1956, junto com os “grandes” de Manaus, que em sua maioria eram clubes da elite amazonense. Surgia então, o “estranho no ninho”, o clube que tinha suas origens proletárias de uma região suburbana da capital e com apoio do povão.
Escudo São Raimundo Manaus
O escudo é uma inspiração que veio do time carioca São Cristóvão de Futebol e Regatas, antigo clube tradicional do Rio de Janeiro, que foi campeão do Torneio Início do Campeonato Carioca em 1918, além da inspiração, há a semelhança de ser um time nascido nos braços da comunidade e ambas regiões, bairros do São Raimundo e São Cristóvão, contam com características geológicas de colinas margeada por rios, onde pescadores e comerciantes atracavam para acessar a vila, sendo um elo de ligação entre o subúrbio e o centro urbano da capital.
O escudo está descrito no estatuto do clube, no artigo 86, parágrafo III: “…é representado por uma figura geométrica, sua base será uma linha curva, côncava, de cujas extremidades partirão duas linhas menores, convexas, entre si, das extremidades destas sairão duas linhas, aproximadamente da mesma dimensão, retas e um pouco inclinadas para o interior, linhas estas ligadas entre si por uma outra reta horizontal, fechando desse modo a figura. Atravessará a figura uma faixa em sentido transversal, composta de duas linhas paralelas traçadas de maneira a formar um ângulo com a reta horizontal superior, partindo das extremidades, pequena curva convexa direta. A faixa conterá o nome do clube no centro do espaço compreendido entre a faixa e a reta horizontal superior, um pouco para a esquerda, haverá uma pequena circunferência imitando uma bola de futebol, donde partirão seis raios azuis, irregulares. O espaço inferior compreendido entre a faixa e a côncava da base, será cortado por onze (11) listras perpendiculares, azuis e brancas, intercaladas de modo que a primeira e a última sejam azuis”.
Por muitos anos houve mudanças no escudo e vinha sendo utilizado um escudo diferente do que estava descrito no estatuto. Com o surgimento de novas mídias digitais era necessário modernizar e corrigir o escudo, então, em 2017, a empresa de marketing digital Fermen.to e o designer Bernardo Bulcão foram convocados pela diretoria do clube para realizar o trabalho de desenvolver um novo escudo, sendo moderno e de acordo com a descrição do Estatuto, as novas adaptações foram trabalhadas um novo aspecto visual, facilitando a identificação da marca perante ao público e a modelagem em mídias online, impressa, e trabalhos em 3D por exemplo.
Cores São Raimundo Manaus
No início cogitaram adotar a cor vermelha em referência às vestes túnicas do santo São Raimundo Nonato, padroeiro da comunidade. Porém, tecidos nas cores vermelhas eram raros e caros (principalmente pelo colapso da indústria têxtil durante a Primeira Guerra Mundial), sendo que para um clube que estava nascendo no subúrbio não poderia fazer extravagancias como os outros times da burguesia amazonense, que mandavam confeccionar seus uniformes na Europa.
Esses fatores foram decisivos para que o São Raimundo procurasse uma uma alternativa bem mais econômica, adotando cores mais comuns – de fácil acesso no comércio manauara na época – e adotou-se o Azul Royal e branco, como cores oficiais, definidas no artigo 86, parágrafo V, do seu estatuto.
Estrelas São Raimundo Manaus
Ultimamente o clube ostentava 7 estrelas, sendo que as três estrelas superiores representam a conquista do campeonato interestadual Copa Norte, cada uma nos respectivos anos: 1999 – 2000 – 2001. E as 4 estrelas inferiores destacava os títulos Estaduais de 1997, 1998, 1999 e 2004.
O Tufão da Colina orgulha-se dos 7 títulos estaduais (1961, 1966, 1997, 1998, 1999, 2004 e 2006) que possui até agora. Cada um com a sua grandeza, raça e muita luta dentro das 4 linhas, e considera que nenhum é mais importante que o outro.
Com isso, atualmente, ostenta somente as três conquista interestadual, sendo o único time amazonense que conquistou títulos oficiais fora do Amazonas e só será modificado quando o clube obtiver conquistas superiores a nível regional.
Uniforme São Raimundo Manaus
O uniforme principal do São Raimundo é caracterizado por camisas com listras verticais alternando entre as cores azul royal e branco, com o escudo no lado esquerdo próximo ao coração, combinado com shorts e meias azuis. O uniforme reserva é na cor branca.
Durante sua história o clube já usou outros modelos como uma camisa totalmente azul e também uma camisa azul com uma faixa horizontal branca na barriga, sendo que esta ultima, curiosamente consta no seu estatuto como segundo uniforme oficial (artigo 86, parágrafo VII – O segundo uniforme será todo azul Royal circundado ao centro por uma listra horizontal branca de doze centímetros, contendo na frente o escudo do clube), mas só há registro de uso na década de 60. Com o passar dos anos o clube adotou o azul-celeste como alternativa ou detalhes, devido a proximidade com o hino oficial e a alcunha alvi-celeste adotada nos anos 90.
Seu material esportivo já foi produzido por empresas como Scoring, Penalty, Wilson, Bomache, Siker e atualmente pela Icone Sports.
Mascote São Raimundo Manaus
O mascote do São Raimundo é o “Tufão”, o que surgiu como uma alcunha, adotada no hino e que acabou virando mascote do clube. A exemplo do Fast Clube, o São Raimundo não tinha devidamente um mascote, então sua torcida adotou por um grande período o personagem de desenhos animados Taz-Mania como representação de seu mascote.
O Taz-Mania é um diabo-da-tasmânia, animal que habita somente a ilha australiana da Tasmânia. Por isso, o Diabo-da-tasmânia chegou a ser cogitado como mascote do clube, porém não se confirmou. O que motivou o apreço da torcida pelo mascote foi pelo fato deste surgir em forma de redemoinho, como prova de sua ira, nos desenhos animados, a torcida associou isso ao tufão.
O mascote oficial do clube (tufão) não tem uma personificação oficial, sendo que atualmente encontra-se utilizado apenas na alcunha do clube. O mascote do clube, se assemelha ao “Furacão” do tradicional clube brasileiro Atlético-PR.
Hino São Raimundo Manaus
Avante, avante, avante!
Clube do meu coração
Tua torcida é sincera
E cheia de emoção.
Vibra com o azul do céu
Levando o branco da paz e da harmonia
Gritando: Tufão! Tufão!
Numa explosão de amor e alegria.
Avante, avante, avante!
Clube do meu coração
Tua torcida é sincera
E cheia e emoção.
Vibra com o azul do céu
Levando o branco da paz e da harmonia
Gritando: tufão! tufão!
Numa explosão de amor e alegria.
São Raimundo me fascinas
No campo ou em qualquer lugar
Vem do alto da colina
A força para lutar!
Vamos meu clube querido
Pro gramado com muita união
Buscando novas alegrias
Mostrando que és o campeão!
Onde Fica, Endereço e Telefone São Raimundo Manaus
- Rua Rio Branco, 55 – São Raimundo – Manaus – AM
- Telefone: (92) 3671-7820