Nacional de Manaus

Nacional Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Foi fundado oficialmente em 13 de janeiro de 1913 por praticantes do esporte, entre eles alguns dissidentes do Manaos Sporting Club, e com objetivo de abrir espaço para brasileiros praticarem futebol, em uma época no qual o esporte era quase que exclusividade dos ingleses que viviam na capital amazonense.

Nacional de Manaus

Suas cores são o azul e o branco, e seus mascotes são a águia e o leão, este último o mais reconhecido e, por isso, o clube é conhecido pela sua torcida como o “Leão da Vila Municipal”, em homenagem ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica seu patrimônio social.

É um dos clubes mais tradicionais do Estado de Amazonas, sendo o recordista em número de títulos estaduais desde 1920, contando atualmente com 43 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981.

Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição.

Na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 16 edições, também um recorde para equipes locais. Por esses feitos o Nacional é conhecido como o 3º maior clube da Região Norte e o maior do Amazonas.

É também o clube dono da maior torcida no Amazonas entre equipe locais e a terceira maior da região norte. Seu principal rival no futebol é o Rio Negro, com quem mantém a maior rivalidade do futebol amazonense e um dos maiores clássicos do norte do país.

Nacional de Manaus Elenco

Nacional Futebol Clube Escalação 2018:

  • Alan Bahia – Meia
  • Marcelo Valverde – Goleiro
  • Fininho – Atacante
  • Pedro Ernesto de Souza Lopes – Defensor
  • Paulo Narciso Goncalves Wanzeler – Goleiro
  • Delciney do Nascimento Pinheiro – Meia
  • Tiago De Almeida Bastos – Defensor
  • Rafael Rennardy de Souza Ferreira – Meia
  • Zé Antônio – Defensor
  • Ives Antero De Souza – Meia
  • Danillo Galvão – Atacante
  • Diego Soares da Silva – Atacante
  • Jefferson Telles Moraes – Defensor
  • Carlos Felipe da Silva Leite – Defensor
  • Roselio Pinto – Meia
  • Alexsandro Viana Fernandes – Atacante

Nacional de Manaus o Nome

O que motivou o nome “Nacional”, apesar da palavra estrangeira “Eleven” que em português significa “Onze”, foi a totalidade de jogadores brasileiros que jogavam no clube, numa época em que o futebol em Manaus era quase que exclusividade dos ingleses que já haviam fundado clubes como Manaos Athletic Club. Ou seja, o nome “Eleven Nacional” era um homônimo ao time de onze jogadores de origem brasileira.





O nome do clube torna evidente o patriotismo com que foi fundado, com a finalidade de exaltar a nacionalidade Brasileira em um esporte crescente em todo o país mas que de maneira um tanto preconceituosa era quase exclusivamente jogado por estrangeiros. A união de jogadores brasileiros com o objetivo de mostrar a sua força no desporto regional, deu nascimento ao Nacional, o clube que fez questão de em suas cores utilizar as cores da bandeira do país, o clube mais patriótico de todos.

O time tinha como escudo a atual estrela azul, e um uniforme branco de golas e meias azuis, o elenco era composto pelos seguintes atletas:

Fernando da Silva, Antonio, Jose Ernesto,Moisé Cordeiro (goleiro); Jorge Hermes, Manuel Laiza, Althberto Rocha; Santos Ferreira, Paulo Melo, Cícero Costa, José Melo, Fausto Paiva.

Mais tarde o clube já estava mais bem estruturado, e o nome “Eleven” teve de ser trocado motivado pelas críticas recebidas do professor Coreolano Durand, sendo que a partir desse momento o clube passaria a se chamar “Onze Nacional’’, com a palavra devidamente traduzida. O Nacional nessa época não permitia a entrada de ingleses e qualquer outro gentílico não brasileiro na equipe, e essa foi a justificativa para a sugestão de mudança de nome do clube por parte de Durand.

Tempos depois o clube deixou o termo “Onze” e passou a chamar-se apenas de Nacional Foot-ball Club, formando o seu conhecido acrônimo NFC que por muito tempo foi usado no seu escudo tradicional.

Nacional de Manaus Primeiro Campeonato

O Nacional fez a primeira partida Oficial do 1º Campeonato Amazonense de Futebol no dia 8 de Fevereiro de 1914 contra o Manaos Sporting Club, clube do qual saiu parte dos seus sócios fundadores. Depois da perda de grande parte dos documentos históricos do clube, não se sabe ao certo qual foi o resultado daquele primeiro confronto.

Porém, neste primeiro campeonato, o clube aplicou as duas maiores goleadas de sua história no seu maior rival, o Rio Negro que assim como o Nacional fazia sua estreia no campeonato perdeu dois jogos por resultados elásticos, os jogos do Nacional de que se tem em arquivo daquele ano.

Nacional de Manaus Torcida

O clube tem uma torcida historicamente forte no estado e na Região Norte, sendo a terceira maior da Região. É possível que desde a primeira disputa do campeonato local até o final dos anos 80, o Nacional contasse com maioria absoluta de torcedores entre todos os clubes na cidade de Manaus, sendo que perdeu este posto já nos anos 90 para o Flamengo-RJ.

Horário de Funcionamento Nacional de Manaus

  • Segunda a sexta das 8h ás 18h / Sábado das 8h ás 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone Nacional de Manaus

  • R. São Luíz, 230 – Adrianópolis – Manaus – AM
  • Telefone: (92) 3633-4181

Mapa de localização





Deixe seu comentário