TV A Critica Manaus é uma emissora de televisão brasileira sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. Opera no canal 4 (17 UHF digital) e é afiliada à RecordTV.
A emissora faz parte da Rede Calderaro de Comunicação, do qual fazem parte os periódicos A Crítica e Manaus Hoje, as rádios FM O Dia Manaus e Jovem Pan FM Manaus, a Inova TV, entre outros veículos.
Tv a Critica Manaus Ao Vivo
História A Critica Manaus
Em 1968, o Governo Federal lançou concorrência para segundo canal de televisão em Manaus.
Na época, a TV Ajuricaba estava no ar desde ano anterior, através do canal 4 VHF. Porém, algumas residências já tinham aparelhos de televisão (cerca de 2 mil televisores, em uma população quase 100 mil habitantes em Manaus), que na época recebiam sinais vindos do canal 2 da RCTV (sinal de emissora vinda de Caracas, capital de Venezuela) de maneira muito precária, pois tinha chiado e péssima imagem.
O grupo Diários Associados ganhou a concorrência e obteve a concessão em 1968.[1] Para colocar a emissora no ar, foi formado empresa[qual?] com 30 sócios (entre eles, o empresário Umberto Calderaro Filho, dono do jornal A Crítica), com cada um das cotas, todos ligados aos Diários Associados,entre estes o jornalista Alfredo Sade (falecido em 1971).
Após os testes de sinais, sons e equipamentos, a TV Baré entra no ar em 2 de junho de 1971 transmitindo a cerimônia de abertura direto do Palácio Rio Negro, com um discurso do então governador do Amazonas João Andrade onde ao final ele diz: “Autorizo a partir deste momento, o inicio do funcionamento e das atividades da Rádio e Televisão Baré, canal 4 de Manaus”, seguido das imagens do índio curumim com a frase “No Ar, a Pioneira em Imagem-Som, Alcance e Côr!” – sendo esse slogan utilizado como um anuncio das futuras transmissões em cores. Assim, a recém-fundada emissora passa a ser afiliada da Rede Tupi,[4] até então era da TV Ajuricaba, de 1967 a 1971, quando ocorre a inauguração da nova emissora e ser apenas exibidora da REI.
A TV Baré era controlada pelos Diários Associados e constituía-se 30 acionistas, que posteriormente venderam suas ações de participação ao empresário e jornalista Umberto Calderaro Filho, dono do jornal A Crítica, quando a crise financeira-administrativa atinge os Diários Associados.As cotas da sociedade compradas pelo Umberto Calderaro Filho por anos anteriores o leva a assumir o controle majoritário da emissora em meados de 1981.É quando a TV Baré muda razão social para Televisão A Crítica Ltda e nome fantasia para TV A Crítica, em 1º de setembro do mesmo ano e tornou-se umas das primeiras afiliadas do recém inaugurado Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de propriedade do empresário e animador Silvio Santos, deixando a REI.
Sinal digital A Critica Manaus
Em 10 de agosto de 2009, a emissora em Manaus inaugura o sinal digital, sendo a primeira afiliada da Record na Região Norte com esta tecnologia, transmitindo para mais de 2 milhões de telespectadores em Manaus e municípios adjacentes, através do canal 17 UHF.
Transição para o sinal digital
Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV A Crítica, bem como as outras emissoras de Manaus, cessou suas transmissões pelo canal 04 VHF em 30 de maio de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.
Programas A Critica Manaus
Além de retransmitir a programação nacional da RecordTV, atualmente a TV A Crítica produz os seguintes programas:
- Manhã no Ar: Jornalístico, com Adrianne Diniz;
- Magazine: Programa de variedades, com Ludimila Queiroz e Nathália Nascimento;
- Alô Amazonas: Jornalístico, com Clayton Pascarelli;
- Cidade Alerta Manaus: Jornalístico, com Clayton Pascarelli;
- A Crítica na TV: Telejornal, com Naiandra Amorim;
- Peladão a Bordo: Reality show, com Nathália Nascimento. Exibido no mês de novembro.
Horário de Funcionamento A Critica Manaus
- Segunda a sexta das 8h às 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone A Critica Manaus
- Av André Araújo, 1924 – Aleixo – Manaus – AM
- Telefone: (92) 3643-1226
Outras informações e site
- Mais informações: www.acritica.com